Muito se fala aumentar a produtividade, mas sem antes definir para onde se quer ir, pouco adianta a tentativa.
Vamos falar em produtividade voltada para negócios, porém é preciso definir alguns pontos primordiais antes de sair aplicando técnicas para potencializar seu negócio.
Por isso, o exercício que eu proponho é um questionário de quatro perguntas para você responder com máxima sinceridade e assim, começar a entender como se constrói este processo de otimização profissional de aplicação na prática. Então, pegue o papel, a caneta e bora lá.
O momento do seu negócio
Com a correria do dia a dia, muitas vezes nos pegamos tão envolvidos entre as responsabilidades e demais tarefas que ligamos o automático e esquecemos que nos trouxe até aqui. Como dito, antes de pensarmos em produtividade, devemos saber o que queremos e como está o momento atual da nossa empresa. Qual é o propósito da sua empresa?
Esta é a primeira questão que eu te convido a refletir. É importante saber do propósito, porque ele influencia em dedicação dos sócios e colaboradores. Se você não tem um propósito maior que gerar renda, provavelmente você já encontrou aí, um dos porquês da baixa produtividade do negócio.
Quando não temos propósito, não damos tudo de nós e nosso negócio virá somente mais um no meio de muitos.
A sua dedicação para administrar
A outra questão deste exercício, é de múltipla escolha. Qual o nível de dedicação com seu negócio? Ou seja, você costuma se envolver com suas tarefas administrativas diárias, sua resposta pode ser definida nestas 3 categorias:
- Alta Performance: quando você faz além do que é pedido;
- Média Performance: quando você executa apenas o que lhe é pedido;
- Baixa Performance: quando você não realiza nem ao menos o que é pedido.
A resposta para esta pergunta provavelmente irá começar a explanar suas verdades e vontades mais íntimas, deixadas de lado pelos motivos já citados. Se a sua dedicação é de Alta Performance, verifique se sua vida pessoal e sua equipe não está sendo deixada de lado pelo trabalho, ou de Baixa Performance, quando você se encontra muito desmotivado com o que faz diariamente.
O importante é que temos que ser sempre melhores do que somos hoje, mas temos que balancear para não perder a mão.
O seu alinhamento
Você está alinhado com os valores da sua empresa? É absolutamente importante saber se os valores da empresa, que você dedica tantas horas de trabalho, estão alinhadas com os seus.
Quando encontramos pessoas com os mesmos valores com os das suas empresas, vemos profissionais e proprietários dedicados e confiáveis. Sabe aquele ditado, “funcionário que veste a camisa da empresa?”
Esses funcionários não apenas “vestem” como “suam” a camisa também, tanto o alinhamento e conexão que há entre seus valores e objetivos. Você precisa ser o exemplo para seus funcionários.
Como dizemos, “A palavra convence, o exemplo arrasta”.
O seu objetivo
E por último, mas não menos importante, para fechar esse momento de reflexão: O que realmente te faz acordar todos os dias?
Quando se há um propósito, se é dedicado, alinhado e focado! Se você não tem uma motivação maior que gerar renda em levantar da cama todos os dias, chegou a hora de dar um passo para trás e refletir.
Sem propósito pessoal e da sua empresa, sua sensação de utilidade é rasa, sua empresa se torna rasa, é preciso mais! É da nossa natureza ter propósitos de vida, objetivos para percorrer e metas para conquistar. Sem tudo isso, de nada adianta você investir energia em aumentar a produtividade em atividades que não se identifica.
Seja o diretor da sua vida e da sua empresa, olhe o quadro como um todo, talvez seja necessário dar um passo atrás, mas com estas respostas, seu caminho será só para frente!
Por Dr. Thomas Marzano.