Descubra como inovar com foco no cliente, fazer diferente e melhor do que a concorrência.
O Design Thinking vem ganhando cada vez mais espaço no processo criativo para a inovação.
É um método que engaja todos os colaboradores através do desafio de solucionar problemas. Isso promove o espírito de cooperação como fator essencial para alcançar objetivos em comum, o que valoriza e motiva a equipe como um todo.
Fases do Design Thinking:
Empatia – a equipe se coloca no lugar dos clientes, analisa pontos positivos e negativos da experiência deles na sua clínica.
Definição – a equipe define todos os processos envolvidos na oferta de produtos e serviços, e se eles geram valor real para os clientes.
Ideação – a equipe começa a pensar em ideias com potencial de serem colocadas em ação para inovar e melhorar a experiência do cliente.
Prototipagem – a equipe cria um plano de ação (protótipo) com as melhores ideias selecionadas.
Teste – a equipe testa e coleta feedback dos clientes para medir os resultados do plano de ação.
Iteração – a equipe estuda o plano de ação com base no feedback dos clientes, a fim de identificar, corrigir e prevenir eventuais falhas, e aprimorar o plano de ação (melhoria contínua).
Para cada fase, podem ser usadas ferramentas como:
- Brainstorming – juntamos todos num ambiente, livre de preconceitos e de julgamentos, para ouvir todas as ideias e pensamentos sobre um assunto determinado.
- PDCA – é uma gestão de processos, baseado em 4 eficientes etapas (Plan, Do, Check e Act) ou planejar, fazer, verificar e agir. Nessa metodologia de gerenciamento, usamos esses fatores interligados para aumentar a qualidade continuamente. Identificando erros e agindo apropriadamente, motivando a equipe, aprendendo a administrar as variáveis, competitividade e com base nessas técnicas, prever resultados mais satisfatórios.
- Análise SWOT – é possível verificar internamente quais os pontos fortes e fracos de um serviço, processo ou no âmbito geral , e verifica externamente quais são as possíveis forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
Agora é só iniciar a implementação.
Por Dr. Thomas Marzano.