Nada mais gratificante do que acompanhar seu cliente sair satisfeito da sua loja, ou receber novos clientes vindos de indicações calorosas e de confiança não é mesmo?
Esse é o efeito de um serviço 5 estrelas, aquele que encanta e fideliza o cliente, contribuindo com o prosperar do seu negócio.
Além de gerir o negócio, sabemos que dentre tantas preocupações para colocar em dia, atingir essa excelência pode ser desafiador, ficando em segundo plano.
A gestão de qualidade é uma ferramenta que usamos para mensurar e traçar estratégias para alcançar a tão sonhada 5 estrelas de satisfação do cliente.
Criada com foco no cliente, avaliando suas dores e dando atenção aos detalhes do serviço prestado, a gestão de qualidade ajuda no planejamento estratégico e no controle acerca de processos.
Seus princípios, são fundados com base em três etapas:
Processos – gerenciamento dos processos para controlar se as ações são viáveis ou precisa mudar.
Clientes – focar na missão de encantar o cliente, qualificar se o que ele pede está sendo atendido.
Colaboradores – monitorar o trabalho dos colaboradores e investir em treinamento e motivação da equipe.
Dentro da gestão de qualidade um dos maiores gargalos é ter uma boa comunicação tanto com o cliente interno como com o externo e mantê-la com excelência é um dos fatores que colabora com seu sucesso. Ela é a base de tudo, é o que faz a máquina girar, presente na horinha do café à execução dos processos diários.
E quando falamos em comunicação, abrangemos tudo, desde o verbal ao escrito, sem falar na conduta individual de cada colaborador.
Cabe a gestão investir na boa comunicação da empresa para alcançar os benefícios que ela agrega:
Melhoria nos processos
Engajamento e motivação dos colaboradores
Diminuição de conflitos
Melhora no clima organizacional, dentre outros
O segredo da boa comunicação, é ser transparente, ter os processos internos bem definidos, esclarecer as metas e objetivos da empresa a todos os colaboradores e investir na otimização da gestão!
Inicie melhorando os pontos de comunicação na sua empresa que tenho certeza de que irá melhorar os seus relacionamentos com os clientes, e vale sempre lembrar, melhorando esse relacionamento, você melhora seu faturamento.
Por Dr. Thomas Marzano