Desafios da sustentabilidade na Medicina Veterinária
Por: Jonas Moraes Filho – Médico Veterinário
O conceito de sustentabilidade consiste em um relacionamento equilibrado com o meio ambiente e bem-estar social, atendendo às necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras.
A ação humana deve respeitar os ciclos naturais de recomposição dos recursos, sempre visando a conservação do meio ambiente. A educação ambiental é uma ação que deve ser permanente, com o objetivo de conscientização sobre as relações humanas com a natureza, desenvolvendo e promovendo conhecimento e atitudes para um desenvolvimento sustentável.
A partir da década de 1960, o Brasil destaca-se como grande produtor agropecuário, em que o uso da tecnologia, de insumos e da mecanização é intenso. Com esse pacote tecnológico, a produção agropecuária deu um salto de produtividade. Porém, a interação do agronegócio com a sustentabilidade representa uma tendência no meio rural brasileiro. O interesse por produtos sustentáveis têm importância na mesma proporção em que nossa sociedade entende os limites finitos de nossos recursos ambientais.
O Médico Veterinário destaca-se no contexto da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, tendo suma importância através da sua atuação profissional voltada para o desenvolvimento de ambientes saudáveis como forma de promoção da saúde dos animais e do homem. Este profissional destaca-se na área da saúde ambiental, sendo responsável por uma grande parte das ações na área de vigilância. Vale ressaltar também suas ações na área de desenvolvimento pecuário e da sanidade animal. Na agropecuária, pode-se destacar a importância do médico veterinário na prática de uma pecuária sustentável, baseada no uso racional dos recursos naturais, dos antibióticos, dos probióticos e hormônios; na destinação dos dejetos e resíduos visando a preservação ambiental; no manejo profilático correto de agentes infecciosos e parasitários. Na área da preservação ambiental destaca-se também a participação deste profissional em projetos multidisciplinares visando a preservação da fauna e da flora.
A atuação profissional do médico veterinário é clara e importante na contribuição cientifica na busca da sustentabilidade, através de descobertas na área da genética, no desenvolvimento de vacinas, em novas ferramentas de diagnósticos laboratoriais e avanços na produção animal. Vale reafirmar que à participação deste profissional é essencial para continuidade do desenvolvimento
humano, animal e ambiental de maneira sustentável, baseando-se principalmente nos princípios da Saúde Única.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSAD, E. D.; MARTINS, S. C.; PINTO, H. S. Sustentabilidade no agronegócio brasileiro. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, 2012. 51 p